Uma cidade chamada Guaçuí

Publicado: 12 de fevereiro de 2010 em cultura, Diversos, Notícias
Tags:, , , , , , ,

Alguém conhece a pequena cidade de Guaçuí-ES?

Pois bem, Guaçuí é a terra em que nasci e onde eu vivo, terra que foi tema de uma crônica de Márcio Cotrim, jornalista do Correio Braziliense, publicada no Caderno C, do sábado, dia 01 de março de 2008.

leiam:

Na verdade o nome Guaçuí, de acordo com uma historiadora que levantou há poucos anos esta questão, significa “Águas pequenas”. A terminação “í” em questão significa pequeno.

A definição de “Pequeno Veado” (e não “veado grande” como relata a crônica), ocorreu mesmo na região e na própria cidade sendo relatada e contada por muitos até hoje (eu mesmo sofro um pouco por conta da história da cidade na faculdade). Mas a cidade supera tudo isso, tendo como apelido “A Pérola do Caparaó”, acho que esse apelido já agrada e engrandece a cidade por si só. Para quem quiser conhecer Guaçuí vale a pena, pois é uma cidade muito bonita e com um povo muito agradável.

Mesmo com alguns erros que são normais eu gostei da cronica pois não é ofensiva e sim explicativa. Portanto, como guaçuiense, apenos torno mais explicativo e complemento a crônica de Márcio Cotrim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s