Maikon Mendes

Nascido em 1990 às 19:35h de uma sexta-feira dia 16 de fevereiro, filho da dona de casa Rita de Cássia Mendes Miranda e do marcineiro e carpinteiro Wander Paulo de Miranda, Maikon Mendes Miranda nasceu e cresceu na pequena cidade de Guaçuí no interior do ES.

Quando criança o pequeno jovem teve bronquite o que o levou por várias vezes ao hospital. Alérgico a amoxilina Maikon também teve problemas com medicamentos enquanto criança. Em uma tarde chuvosa Maikon atraiu um raio ao direcionar uma ferramenta de marceneiro de seu pai para o céu, por milagre o raio não o acertou mas a rede elétrica de sua casa e o tapete da sala foram intensamente danificados.

Aos 13 anos Maikon se tornou mais conhecido e “descolado” chegando a ser eleito aluno delegado da EEEF “Deocleciano de Oliveira” para a conferência estadual do meio ambiente derrotando o até então aluno mais popular da escola.

Em 2004 participa do programa de Protagonismo Juvenil atuAção Jovem realizado pelo SEBRAE do ES/RJ/MG englobando um total de 19 municipios do entorno do Rio Itabapoana, sendo organizador do I Fórum Municipal da Juventude em Guaçuí e participando da feira dos Municípíos em Vitória onde acompanhou um show incrível de Chico Anísio.

Aos 15 anos ingressa no ensino médio na EEEM “Monsenhor Miguel de Sanctis” (Polivalente de Guaçuí). Em 2005 com 6 meses no Polivalente é eleito um dos conselheiros escolares representando os alunos, no ano seguinte a chapa ao qual fazia parte vence as eleições para o Grêmio Estudantil e ele se torna 2ª secretário do Grêmio Estudantil Emerson de Lima Fernandes (GEELF), um fato interessante é o de Maikon ter vencido todas as edições da Semana Romantica (tradicional gincana anual no Polivalente) em que participou.

Em 2006 Maikon volta a escola “Deocleciano de Oliveira” agora como o 1º estagiário desta escola, seu período nesta escola seria de 1 ano e meio, pois em 2008 ele assinaria seu 1º contrato com a Prefeitura Municipal de Guaçuí como Auxiliar de Secretaria Escolar,  passando a trabalhar na EMEF “Antônio Carneiro Ribeiro” (O Estadual).

Em 2008 Maikon ingressa no ensino superior, beneficiado com uma Bolsa do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) ele começa a cursar Fisioterapia no Centro Universitário São Camilo-ES em Cachoeiro de Itapemirim. Ainda no 1º período é indicado e eleito lider de turma e posteriomente eleito também Presidente da Comissão de Formatura.

Em meados de 2008 conhece a Movimento Castoristico, uma sociedade jovem filiada ao Lions Clube, tomando posse como sócio do “Clube de Castores” em dezembro do mesmo ano, sendo um dos  Sócios Fundadores do Clube de Castores de Guaçuí depois de anos desativado tendo como 1ª Presidente do Clube Giselly Vimercati.

Em 2009 Maikon passa a ser Monitor de Anatomia Humana na qual desenvolve junto a outros monitores e ao Professor Orientador Luciano Duarte a 1ª  Gincana de Anatomia do Centro Universitário São Camilo-ES tendo como equipe vencedora a turma de enfermagem, além de grande troca de conhecimentos entre os particpantes do programa de monitoria nos grupos de estudos semanais. Ainda em 2009 Maikon se torna 2º tesoureiro do Centro Acadêmico de Fisioterapia e toma posse como Vice-Presidente do Clube de Castores de Guaçuí tendo seu primo Eduardo Salles como Presidente. Posteriormente Maikon também se torna Presidente Regional do Distrito LC-11 de Clube de Castores e junto ao Clube de Castores de Guaçuí consegue trazer a 39ª Convenção Nacional de Clube de Castores para Guaçuí a se realizar em 2010. E foi também em 2009 que Maikon criou mais uma loucura e deu incio ao seu blog “Mendex3” depois de tanto criar blogs para grupos e terceiros.

Em 2010 Maikon passa de 2ª Tesoureiro para Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia e começa seu 3ª semestre como Monitor de Anatomia Humana no Centro Universitário São Camilo-ES. Em junho do mesmo ano organiza junto aos demais monitores de anatomia humana o “I Simpósio Sul Capixaba de Anatomia Humana: o corpo humano em uma visão multidisciplinar” e também participa como autor colaborador do primeiro livro do curso de Fisioterapiado Centro Universitário São Camilo-ES,Coletânea de experiências em saúde”  tendo dois artigos publicados. Em julho recebe Castores de todo Brasil na cidade de Guaçuí-ES como Organizador Geral da “XXXIX Convenção Nacional de Clube de Castores” realizada de 14 à 18 de julho de 2010. Durante a Convenção Maikon foi indicado pela nova Presidente Nacional CC Tatiana e tomou posse como Assessor Nacional de Convenções da ANCC (Associação Nacional de Clube de Castores) no dia 18 de julho durante a plenária de encerramento da Convenção Nacional, fazendo parte assim do Gabinete Nacional da ANCC.

Em agosto de 2010 Maikon toma posse como Presidente do Clube de Castores Guaçuí no AC 2010/2011 onde exerce o cargo até agosto de 2011. Já em setembro Maikon vai ao Rio de Janeiro para a Instalação de Gabinete dos distritos C-01 e C-11 onde é empossado, pelo segundo mandato consecutivo, Presidente Regional do Distrito C-11.

Em Outubro de 2010 Maikon faz uma das melhores viagens de sua vida até a cidade de Ribeirão Preto-SP onde participou do “XXIV Congresso Brasileiro de Anatomia“, junto ao Professor Orientador Luciano, à alguns Monitores de Anatomia e outros alunos do CUSC-ES.

Ainda em 2010, no mês de novembro, Maikon participa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, realizado na cidade de Petrópolis-RJ, a cidade imperial, e lá ele conhece a belíssima cidade recheada de história, visitando a ‘Casa de Santos Dumont’, o ‘Museo Imperial’ (onde se tem em exposição, dentre outros, a coroa de D. Pedro e a pena de ouro que foi utilizada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Aurea), o ‘Palacio de Cristal’, o ‘Quintandinha’, dentre outros belíssimos lugares.

2011 começa e Maikon se torna ‘formando’ do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo e começa os estágios Supervisionados Curriculares sendo eles no primeiro semestre realizados na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim – ES nos setores da UADC (Unidade de Auto Dependência de Cuidados) e “Nossa Senhora da Penha” onde atendia-se apenas mulheres; Hospital Infantil “Francisco de Assis” na área de Fisioterapia em Pediatria; APAE de Cachoeiro de Itapemirim na área de Fisioterapia Neurológica; na Clínica Escola do Centro Universitário São Camilo – ES na área de Fisioterapia Dermatofuncional, Ginecologia e Obstetrícia; e na Piscina Aquecida do Centro Universitário São Camilo-ES na área de Hidroterapia. No primeiro semestre Maikon também começa a preparação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de seu Professor e Amigo Luciano Azevedo Duarte ao qual além de Orientador de TCC é também orientador de Monitoria ao qual Maikon o considerava e o chamava de ‘Pai’. No segundo Semestre Maikon estagiou na Clínica Escola do Centro Universitário São Camilo-ES com atendimento em neurologia, pediatria, geriatria, traumato, ortopedia, pneumologia, cardiologia, ginecologia, gerontologia dentre outras especialidades, sua turma neste ano fez com que o curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo ganhasse um Prêmio Estadual com a Clínica Escola como melhor projeto social. Maikon ainda estagiou na APAE, em dois Asilos Municipais de Cachoeiro de Itapemirim e também da Atenção Primária à Saúde do município de Cachoeiro nos ESF’s.

Maikon apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em novembro de 2011 com o tema “Aspectos Clínicos da Condromalácia Patelar: uma revisão bibliográfica” e foi aprovado com louvor.

Em julho de 2011 na cidade do Rio de Janeiro-RJ, durande a 40ª Convenção Nacional de Clube de Castores, Maikon toma posse como Governador do Distrito Castorístico LC-11 e Presidente do Distrito Múltiplo LC (DMLC) ficando á frente destes dois cargos no Ano Castorístico de 2011/2012.

Em dezembro de 2011 Maikon Mendes Miranda realiza seu sonho e se torna Fisioterapeuta colando grau pelo Centro Universitário São Camilo-ES no dia 16 de dezembro de 2011 nas dependências da Instituição, sendo o mesmo o Juramentista da VI Turma de Fisioterapia “Prof. Luciano Azevedo Duarte”. Maikon se torna enfim um FISIOTERAPEUTA.

Em 2012 Maikon se forma no Método Pilates pelo Centro Fisioterapêutico de Reabilitação de Nova Iguaçu-RJ. Maikon começa a atender em domicílio e a dar aula de Pilates na Movimento Academia de propriedade da Educadora Rita ao qual o incentivou bastante.

Em julho de 2012 na XLI Convenção Nacional de Clube de Castores na cidade de Petrópolis-RJ Maikon alcança o maior posto no movimento castorístico do Brasil e toma posse como Presidente da Assossiação Nacional de Clube de Castores (ANCC).

Atualmente atua como Fisioterapeuta na Prefeitura Municipal de Guaçuí atendendo no Grupo de 3ª Idade “Alegria de Viver”, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaçuí (APAE) e prestando apoio ao grupo de Gestantes atendidas pelo CRAS. Também é Professor no Centro Educacional de Formação Técnico Alto Caparaó.

curriculum lattes;
http://lattes.cnpq.br/4624691899616254